15.10.10

Jornais e Revistas II

Pai do bebê de proveta ganha Nobel

O pesquisador britânico Robert Edwards ganhou o Prêmio Nobel de Medicina 2010 por suas pesquisas sobre a fecundação in vitro, segundo o Instituto Karolinska. Ele desenvolveu a técnica que possibilitou o nascimento dos chamados bebês de proveta, em que óvulos são fertilizados fora do corpo humano e implantados no útero.

Edwards, 85 anos, professor emérito da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, começou a trabalhar com a fertilização in vitro no começo dos anos 50. A pesquisa foi realizada com o cirurgião ginecológico Patrick Steptoe, que morreu em 1988.

Cerca de 4 milhões de crianças em todo o mundo nasceram graças ao método ou a uma técnica relacionada, envolvendo a transferência de um único espermatozóide para dentro do óvulo.

A probabilidade de um casal infértil ter um bebê hoje é de 1 em 5 com a fertilização in vitro, aproximadamente a mesma de um casal que conceba o bebê naturalmente.

Em 25 de julho de 1978, Louise Brown se tornou a primeira bebê nascida da fertilização in vitro, no Reino Unido, revolucionando o tratamento de fecundação.

"É uma notícia fantástica. Eu e minha mãe estamos encantadas por ver um dos pioneiros da fecundação in vitro recebendo o reconhecimento que merece", disse Louise, hoje com 32 anos, em uma carta escrita com sua mãe, Lesley Brown.

Uma porta-voz de Edwards disse que o médico, de 85 anos, está com a saúde muito debilitada para dar entrevistas, mas que sempre defendeu que "a coisa mais importante da vida é ter um filho". Sua mulher, Ruth Edwards, disse que a família estava emocionada.

(Jornal Agora Online 05.10.2010)

0 comentários:

Postar um comentário